FANDOM

Twin Peaks: Fire Walk with Me (lançado internacionalmente como Twin Peaks: The Movie) é um filme de suspense psicológico Americano de 1992 dirigido por David Lynch e escrito por Lynch e Robert Engels. O filme pode ser visto tanto como um prólogo como como um epílogo da série de televisão Twin Peaks, criada por Lynch e Mark Frost. O filme gira em torno da investigação sobre o assassinato de Teresa Banks (Pamela Gidley) e os últimos sete dias na vida de Laura Palmer (Sheryl Lee), uma popular estudante do ensino médio na fictícia cidade de Twin Peaks, das quais esses dois assassinatos conectados são os mistérios centrais da série de televisão. Além disso, a complicada narrativa do filme referencia - e esclarece - o destino do Agente Dale Cooper (Kyle MacLachlan) no final da série. Assim, o filme é muitas vezes considerado um prólogo - no entanto, ele também possui características mais típicas de uma sequência.

A maioria do elenco de televisão retornou para o filme, com as notáveis exceções sendo Lara Flynn Boyle, a qual se recusou a retornar como a melhor amiga de Laura, Donna Hayward (ela foi substituída por Moira Kelly), e Sherilyn Fenn, devido a conflitos de horário. Além disso, Kyle MacLachlan, o qual estrelou como o Agente Especial Dale Cooper na série de TV, estava relutante em retornar por medo de ficar conhecido apenas como o personagem, então sua presença no filme foi menor do que o planejado originalmente.

Fire Walk with Me foi recebido no Festival de Cannes de 1992 com vaias da platéia e recebeu críticas negativas nos Estados Unidos. O filme teve um fraco desempenho nos Estados Unidos em bilheteria, em parte porque foi lançado quase um ano depois que a série de televisão havia sido cancelada (devido a um declínio de audiência na segunda temporada), parcialmente devido à sua incompreensibilidade para quem nunca havia assisitdo a série e o fato de que o filme só apelava a um subconjunto dos fãs da série Twin Peaks. No entanto, o filme foi um sucesso comercial no Japão.

HistóriaEditar

Gordon Cole chama o Agente Chester Desmond enquanto ele estava prendendo duas prostitutas e um motorista de ônibus escolar em Fargo. Ele coloca Chet no caso do misterioso assassinato de Teresa Banks na cidade de Deer Meadow. Cole apresenta Chester a seu novo parceiro, Sam Stanley, e eles recebem pistas de Lil, a Dançarina.

Após algumas dificuldades com a polícia local, Desmond e Stanley eventualmente checam o corpo de Teresa em um necrotério, percebendo que o anel dela estava faltando e que uma letra "T" foi colocada sob a unha do seu dedo. Desmond e Stanley descobrem sobre o passado da vítima com os moradores da cidade no Hap's, onde Teresa trabalhou por um mês. Eles então investigam o Estacionamento de Trailer Fat Trout de Carl Rodd, onde Teresa vivia. Stanley parte de Deer Meadow após terminar sua parte da investigação, enquanto Desmond fica para trás. Desmond encontra o anel de Teresa em uma pilha de terra sob o trailer dos Chalfonts, mas acaba desaparecendo e nunca mais é visto.

Enquanto isso, no dia 6 de Fevereiro, no mesmo momento na sede do FBI na Filadélfia, o agente Phillip Jeffries reaparece após estar desaparecido há quase dois anos. Ele conta a Gordon sobre os eventos que viu, acrescentando que não deviam falar sobre Judy. Ele se recorda da reunião na sala acima da loja de conveniência do Homem de Outro Lugar, BOB, Sra. Chalfont, seu neto, o Homem Saltitante, dois Madeireiros e o Eletricista. Jeffries desaparece do nada, e o Agente Dale Cooper é enviado para Deer Meadow para investigar o desaparecimento de Desmond no parque. Enquanto estava lá, Cooper vê as palavras "Let's Rock" no pára-brisa do carro de Desmond. As pistas do assassinato de Teresa Banks acabam levando a um beco sem saída.

Fwwm1

Sheryl Lee como Laura Palmer, Ray Wise como Leland Palmer e Grace Zabriskie como Sarah Palmer.

Cooper, no entanto, está certo de que o assassino irá tacar novamente.

Um ano depois, em Twin Peaks, sete dias antes de seu assassinato, Laura Palmer vai para a escola com Donna Hayward. Lá, Laura cheira cocaína e sai com James Hurley. Depois da escola, Laura conversa com Donna sobre a diferença entre Hurley e o atual namorado de Laura, Bobby Briggs. Em casa, Laura percebe que há páginas faltando em seu diário secreto, e vai contar ao seu amigo Harold Smith sobre essas páginas, dizendo que foi BOB quem fez isso, mas acaba ficando brava com Harold por ele não acreditar que BOB exista. Laura então dá seu diário para Harold.

Enquanto isso, o Agente Cooper diz ao Agente do FBI Albert Rosenfield que acredita que o assassino irá atacar novamente e descreve a aparência de quem ele acredita que será a vítima. Durante sua entrega de refeições nos domicílios, Laura vê a Sra. Chalfont e seu neto. A Sra. Chalfont dá a Laura uma pintura, e seu neto informa a Laura que o "homem atrás da máscara" está no quarto dela. Laura deixa Shelly Johnson entregar as refeições restantes e retorna para casa, onde ela vê BOB. Enquanto Laura corre para fora aterrorizada, ela vê seu pai Leland sair da casa. Laura então percebe que seu pai poderia ser o BOB.

Quando a família Palmer está prestes a comer, Leland ameaça Laura sobre suas mãos sujas e questiona-a sobre seus "amantes". Mais tarde, prestes a ir para a cama, Laura pendura o quadro que recebeu da Sra. Chalfont. Ela sonha com Cooper entrando no Salão Negro e o Homem de Outro Lugar dizendo a Cooper que ele é "o braço" e ele soa como um som de um Grito Indinao. O Homem de Outro Lugar mostra a Cooper o anel que Teresa Banks tinha, e Cooper diz a Laura para não pegar o anel. Laura acorda, encontrando Annie Blackburn ao seu lado na cama, coberta de sangue, e Annie diz a Laura que "o bom Dale" (Cooper) está preso no Salão Negro, que ele não pode sair, e que ela devia escrever isso em seu diário. Laura vê o anel em sua mão. Ela então acorda de manhã, e o anel desaparece de sua mão. Enquanto isso, Bobby, Leo e Jacques Renault discutem a conta das drogas.

Laura está pronta para ir para o Bang Bang Bar quando Donna lhe diz que ela deseja acompanhá-la, mas Laura diz que não ela está convidada. Quando Laura está prestes a entrar no bar, ela encontra a Mulher do Tronco, a qual dá uma mensagem enigmática para Laura. Dentro do bar, Jacques Renault apresenta Laura a dois homens. O grupo está prestes a sair para o Power and the Glory na fronteira Canadense para fazer sexo, mas Donna aparece e quer ir junto também. Dentro do Power and the Glory, Laura discute o assassinato de Teresa Banks com Ronette Pulaski, enquanto recebe sexo oral de um dos homens. Laura então vê Donna sem camisa, utilizando sua roupa, junto com o outro homem, e acaba ficando agitada e a leva para casa.

Na manhã seguinte, Laura diz a Donna que ela não quer que Donna se torne como ela. Leland chega e leva Laura para casa. No caminho para casa, MIKE (o homem de um braço) grita loucamente com Leland e Laura, gritando para Leland que "o fio será rasgado" e mostrando o anel de Teresa para Laura.

Leland para em um estacionamento de posto de gasolina para se recompor, então recorda seu caso com Teresa e do assassinato dela em suas mãos. Mais tarde naquela mesma noite, Laura percebe que o anel que ela viu foi o mesmo de seu sonho. Na noite seguinte, Laura e Bobby usam cocaína na floresta, e Jacques envia um mensageiro de drogas carregando uma enorme quantidade de cocaína. O mensageiro tira uma arma, mas Bobby atira nele e tenta inutilmente enterrá-lo enquanto Laura ria histericamente.

Angel1
Angel2

Na manhã seguinte, James está preocupado com Laura tomando tantas drogas. Naquela noite, BOB vem pela janela de Laura e começa a estuprá-la. Ela percebe que BOB é Leland, e pede a Leland para ficar longe dela na manhã seguinte. Perturbada com a realização de que seu pai é realmente BOB, e tendo ficado sem cocaína, Laura não consegue se concentrar na escola. Mais tarde, Laura se recusa a fazer sexo com Bobby, e ele finalmente percebe que Laura estava usando ele apenas para conseguir cocaína. O anjo na pintura de Laura então desaparece.

James e Laura vão para o bosque para namorar, mas ela diz a James que "sua Laura" se foi. Gritando que ela o ama, Laura foge de James para o bosque. Laura encontra Ronette, Jacques e Leo Johnson, e eles fazem uma orgia na cabana de Jacques, enquanto Leland espiava do lado de fora. Jacques então amarra Laura. Quando Jacques sai da cabana, Leland o ataca, e Leo foge em pânico. Leland então leva Laura e Ronette para um vagão de trem.

Angel

O anjo de Ronette no vagão de trem

Enquanto isso, MIKE percebe que BOB/Leland está prestes a matar novamente, e corre atrás dele. BOB/Leland pega um espelho e diz que vai matar Laura se ela não deixá-lo entrar dentro dela. MIKE tenta entrar no vagão, e quando Leland vê Ronette tentando deixá-lo entrar, ele a nocauteia e a chuta para fora do vagão. MIKE solta o anel de Teresa enquanto foge do local. Laura então pega o anel e o coloca em seu dedo, impedindo BOB de entrar dentro dela. Irritado por não poder mais a possuir, ele a apunhala brutalmente até a morte.

BOB/Leland então despeja o corpo de Laura no lago. Enquanto seu cadáver se afasta, BOB/Leland entra no Salão Negro, onde ele encontra MIKE e o Homem de Outro Lugar (o qual está sentado no lado esquerdo de MIKE, como o referido "braço"). Eles dizem a BOB que querem sua Garmonbozia ("dor e tristeza"). BOB a devolve na forma de sangue. O espírito de Laura mais tarde aparece no Salão Negro e nota o Agente Cooper ao seu lado, o qual coloca a mão em seu ombro. De repente, seu anjo aparece, e ela começa a chorar, e então a rir.

ElencoEditar

EstrelandoEditar

SecundáriosEditar

The Missing Pieces Editar

O lançamento Blu-ray da série incluía 92 minutos de cenas cortadas do filme, contando com vários personagens da série que não apareceram na versão final do filme e expandindo o final da série.

ElencoEditar

ReferênciasEditar